quinta-feira, 11 de março de 2010

MERGULHO AÇORES "NAUFRÁGIO" TERCEIRENSE



Tipo de mergulho: Naufrágio
Profudidade média: 18m
Corrente: fraca ou inexistente
Visibilidade: 20m a 30m.
Classificação: 05 estrelas - muito bom
Grau de dificuldade: baixo
Nível de experiência: nível 01 - 01 estrela ou mais
Temas fotosub: ambiente, peixes

O navio afundado “Terceirense” encontra-se  mesmo em frente à entrada do porto da Praia na "Ilha Graciosa", a três minutos deste porto. Este cargueiro, com cerca de 70 metros de comprimento, repousa no fundo a 21 metros aproximadamente. De acordo com os nº 9-C e 10-A do edital nº1-2008 Capitania de A.H. http://www.4shared.com/document/b9QVVmyg/ é interdita qualquer tipo de pesca até 0,5 milha da entrada do porto da Praia. O mergulho com escandro autónomo necessita de autorização da Autoridade Marítima.


O mergulho inicia-se normalmente pela popa do barco que se encontra na zona mais profunda. Durante a descida observa-se a popa, que ainda se encontra intacta, e a hélice ao lado, ainda fixa à embarcação. É habitual, esta descida ser acompanhada por lírios que nadam curiosos em redor dos mergulhadores. Ao chegar ao fundo, observam-se as espécies típicas de fundos de areia, como salmonetes, peixes-balão, ratões (por vezes de dimensões consideráveis), e pequenos cardumes de sargos.
O navio encontra-se partido em duas partes, sendo a parte central a que apresenta maior número de destroços. É nesta área, por entre os buracos formados, que se podem encontrar moreias-pretas, abróteas  e congros.

No meio dos destroços podem observar-se, por vezes, "meros"  e badejos, que não passam despercebidos por entre as outras espécies de menor porte como as castanhetas, peixes-rei,  peixe-rainhas, costureiras, garoupas,  salemas, bodiões-vermelhos, vejas etc.

"Mergulho Açores"
 A nossa localização

Diving conselho: precaução.  Um barco afundado tem sempre pontas de metal cortantes e pontiagudas que podem danificar o equipamento.
Tels. : 351. 917062029 - 351.966060969 

Nenhum comentário:

Postar um comentário